top of page

Livros e filmes para inspirar suas viagens em 2019

Somos apaixonados por arte, literatura e cinema.


Nesse artigo, comento filmes, séries e livros que servem de inspiração extra para mover viajantes ao encontro de destinos tão apaixonantes quanto suas histórias....


O Homem que amava os cachorros: um livro viceral e necessário

Esse livro deu a Leonardo Padura, escritor Cubano, reconhecimento mundial.


Ao começar a obra já sabemos o que será retratado: o assassinato do revolucionário russo León Tróstky, uma das personalidades mais marcantes do século XX. Mas, nem por isso, o livro se torna menos atraente, muito pelo contrário! Suas páginas são cheias de ação, descrições realistas do modo de pensar de cada um dos seus narradores, pois a mesma história é retratada por diferentes vozes. Além de Tróstky e Ramón Mercader, seu assassino, dois cubanos também dão cores a obra.

Padura traz os conflitos internos e externos das suas personagens com a frieza necessária, além de uma descrição de La Habana decadente nos anos 90, que, após o colapso da URSS, e consequente perda do aporte financeiro pelos soviéticos, agonizou em ritmo lento com a pressão do embargo norte-americano.


Outro fato importante, a que todos invariavelmente estamos submetidos e que no livro se aborda com maestria é a manipulação política.


O autor não pára por aí. Suas páginas ainda retratam a Catalunha – região onde o assassino de Tróstky viveu durante sua juventude; além de Moscou durante a Guerra Fria, e lugares por onde o comunista Tróstky foi forçado a exilar-se fugindo de Stálin, como Coyacán – hoje um bairro da Cidade do México, Sibéria, e partes da Noruega.


Um best-seller que merece ser lido e relido! Um relato quase cirúrgico e triste sobre a manipulação política cruel e destruidora. Uma leitura mais do que nunca, atual.

Foto: escritório de León Trostky na Cidade do México, Coyacán (Casa Museo León Trostky)

Acervo pessoal: Caroline Maya Gramaglio

4 Estações em Havana: para os fãs de Netflix!

A série 4 Estações em Havana é uma adaptação de diversos livros de Padura.


Relata a miséria e privação de recursos a partir de 1989 e toda a decadência que se observou na ilha naqueles tempos. A derrocada da União Soviética combinada com o embargo norte-americano, que deixou grande parte dos cubanos na miséria, inclusive com dias e dias sem energia elétrica devido ao racionamento.


A série tem como personagem principal Mário Conde, um investigador que almeja ser escritor. Uma curiosidade: devido ao fato do Netflix não funcionar em Cuba, o próprio Padura diz só ter visto dois episódios do total de 4. A série foi produzida pela TVE (TV Espanha)



Foto: Netflix



Lunchbox: retrato melancólico e realista em Mumbai


Esse é um daqueles filmes indianos que toca a alma e fala de temas universais como a solidão, velhice, separação, depressão com pitadas de humor e realismo. Longe, dos típicos filmes de Bollywood – retrata com sensibilidade a aproximação de duas pessoas por um erro inesperado (troca de marmitas!).


Dabbawallas é a empresa que entrega marmitas em Mumbai. Essa é reconhecida internacionalmente pelo trabalho preciso e rápido: basicamente, seus entregadores fazem com que a marmita feita pelas esposas chegue à mesa de trabalho dos maridos de forma quase mágica.


O filme brinca com essa “assertividade” na qual uma falha inesperada une um viúvo sem aspirações prestes a se aposentar, a uma jovem dona de casa que contrata o serviço da empresa, para agradar o marido, buscando recuperar seu casamento. O ar melancólico do filme exibe o cotidiano lento e ao mesmo tempo frenético das personagens e da própria Índia. Além de mostrar ares de Mumbai, uma cidade imensa e com tantos atrativos, ainda pouco visitada pelos brasileiros.


A Sita organiza passeios para visitar empresa de entrega Dabbawallas e acompanhar como o trabalho de entregas acontece!


Daughter of Destiny: uma entre várias "Índias"

Também no Netflix essa é uma daqueles séries que vai te segurar até o fim!


Nos arredores de Bangalore, sul da Índia, uma escola faz um trabalho transformador acolhendo crianças de famílias dos chamados intocáveis (última casta pelo sistema hindú, a qual são permitidos somente trabalhos braçais, similares a servidão em muitos casos).


Desde a idade de 4 anos até a juventude - quando conseguem seu primeiro emprego - a ONG cuida dessas crianças, uma por família, dando educação (inclusive nível universitário), abrigo, alimentação e aporte financeiro. O objetivo da ONG é provocar uma mudança social nas famílias as quais consegue ajudar, ainda que com recursos limitados.


Durante diversos anos se acompanha a história de 4 meninas, suas famílias, em diferentes estágios e os desafios a que são submetidas. Mostra-se a crueldade do sistema de castas, hoje proibido pela constituição indiana, mas, que ainda existe e se pratica nos povoados e zonas rurais.


A Sita ganhou o prêmio "National Tourism Award for Responsible Tourism, Winner for Empowerment of Women and Human Rights Impact Assessment" por diversas ações na ajuda de mulheres em comunidades como as relatadas na série. Todo o material entregue pela Sita aos clientes localmente são produzidas por ONGs que ajudam a essas mulheres (viúvas renegadas pela família, por trazerem má sorte, mulheres queimadas por ácido, etc).

“The Islander President”: trajetória de um presidente para salvar seu país


As ilhas Maldivas são um país com quase 1200 ilhas esparramado pelo Oceano Índico. Com a economia voltada a pesca e ao turismo esse paraíso está fadado a desaparecer se o aquecimento global não for controlado, já que é o país mais próximo do nível do mar do mundo. Praticamente todos os seus habitantes vivem há apenas 2 metros de altura das águas!


Nesse documentário, de 2011, acompanha-se a trajetória do então presidente Mohamed Nasheed, primeiro presidente eleito democraticamente, para alertar os líderes mundiais sobre esse risco. Imagens estonteantes das ilhas e relatos comoventes dos anos de ditadura também aparecem nas filmagens.


A rede Sun Siyam de hotéis, é uma cadeia 100% maldívia, com 4 hotéis nesse paraíso: Olhuveli, The Sun Siyam Iru Fushi, Sun Aqua Vilu Reef e o recém aberto, Sun Aqua Iru Veli. Sendo uma cadeia maldívia, emprega maldívios em sua força de trabalho. A Família Siyam ajuda na construção de escolas além de doação de alimentos a comunidade local.



Foto: Mohamed Nasheed durante a gravações do documentário

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page