Tendências de um novo turismo

A atividade econômica mais global, democrática e pacífica do mundo, capaz de gerar mais de 2.75 trilhões de dólares em 2019, sendo responsável por 10.4% do PIB mundial, PAROU.

O turismo foi o setor responsável por 1 em 10 empregos nos últimos 10 anos, mostrando crescimento constante.

Como será o turismo quando essa crise, sem precedentes, passar? Aqui, trago algumas reflexões possíveis para a nossa amada atividade em cenários prováveis e otimistas!

Vamos juntos refletir sobre esse momento!

Solo Traveller: viva a um desprendimento

Costa Rica, pontes suspensas marcam o ecoturismo (ARA Tours, DMC DUO Network)

Depois de meses de confinamento acredito que uma parcela significativa de viajantes, descobrirá o prazer da própria companhia e vai encarar antigos medos, partindo para um solo trip rodeado de aventura. Viajar a lugares abertos, na natureza, estará em alta.

Boom do turismo doméstico e regional

Uma praia, no Brasil


Logo após a abertura progressiva de fronteiras, uma parcela da população poderá ter medo de embarcar para lugares mais distantes, e talvez prefira viajar dentro dos seus países. Além disso, o fato de não haver controles de fronteira contribuirá para isso. Vários estudiosos já preveem que as viagens de longa distância podem demorar até 18 meses para recuperação.

Eventos de turismo: maior participação governamental

Capitólio, Cuba já foi sede do governo do país - Caribbean Tours, DUO DMC

Nos eventos de turismo, haverá um aumento do protagonismo financeiro dos governos para incentivar viagens domésticas, principalmente daqueles países cujo PIB dependem mais do turismo. As empresas privadas, sofrerão bastante com a queda brusca nas vendas e, com falta de verba, serão impactados os investimentos em marketing a curto prazo.


Busca por destinos remotos: fuga do turismo de massa

Butão: reino aninhado nos Himalaias que controla a entrada de turistas como forma de proteção cultural


O receio das multidões vai levar os viajantes a irem de encontro com a introspecção e isolamento. Nada melhor então do que viajar para lugares que tem a reclusão como essência cultural e religiosa (exemplo: Butão). Destinos com barreiras geográficas tendem a ficar mais protegidos de possíveis epidemias e passam mais essa sensação de segurança. Hoje, o Butão registra somente 2 pessoas infectadas e nenhuma morte.


Hotéis pet friendly

A imprensa internacional reporta aumento da adoção de pets nesse período de quarentena. Acredito que vai haver um acréscimo de viagens com pets e, essa tendência, sem dúvida, veio para ficar. Como muitos países apresentam a necessidade de quarentena de animais, justamente para evitar doenças, espera-se viagens em lugares mais próximos nos quais o viajante mora. O Brasil já é o segundo mercado mundial no segmento de gastos com bichos de estimação.


Viagens em grupos pequenos com interesses em comum

FAM Trip Sita & Vakkaru no Rambagh Palace, Jaipur (eu entre agentes em noite de saree, um dia especial, e o diretor do Rambagh)

Viagens em grupo e com significado na busca de meios de hospedagem, tipos retiros, com foco na saúde física e mental, é um forte crescimento. Esses grupos provavelmente vão ter interesses em comum. Além disso, buscam por países que impulsionem um novo olhar, com destinos exóticos.


Viagens com propósito: integração autêntica e curiosidade por ritos e festivais

Rituais típicos do Sul da Índia, SITA DMC, DUO Network


Viajar para um resort simplesmente para descansar? Acredito que terá uma queda na busca por resorts familiares. Dessa forma, terá um aumento de roteiros exóticos, recheados de experiências e integração cultural, dos quais estaremos mais curiosos e abertos depois dessa experiência um tanto traumática.


Aumento de slow travels e anseio por cultura

Cuba: destino perfeito para viajar slow, longe da internet e da modernidade sem pausas. Caribbean Tours, DMC DUO Network


Fomos obrigados a reduzir o frenesi das nossas vidas de maneira forçada. As viagens slow, num ritmo mais lento, aquelas que dão a oportunidade de descanso e observação e trocas autênticas, tendem a ganhar terreno. Por conseguinte, haverá um aumento da procura por roteiros sob medida. Na viagem a um país, vamos querer conhecê-lo a fundo. Nossa curiosidade e afã de aprender, estarão mais aguçados.


Aumento de contratação de barcos e voos charters

Na foto um exemplo de um catamarã de luxo em Cuba, entre em contato e saiba mais: caroline@duonetwork.com.br


Viagens em família ou grupo de amigos, em barcos fretados, vão ser uma tendência que vai crescer, principalmente devido a privacidade e reclusão e melhor controle de higiene.


Explosão de viagens de lua de mel

Que tal ir a Índia e ir a um casamento hindu? SITA DMC DUO Network


Que tal uma viagem em um santuário de reclusão: O Vakkaru Maldives é tudo isso e muito mais: 50% de desconto na Overwater Villa entre 23 de Dez a 10 de Jan 2021. Para valores: https://bit.ly/2wBaujK


Com a quantidade de casamentos cancelados devido a pandemia, haverá um boom desses eventos em 2021 e 2022, logo, um aumento exponencial de viagens de lua de mel para os próximos 2 ou 3 anos, bem acima da média registrada até agora. Porém, com orçamentos mais limitados, as cerimônias tendem a diminuir de tamanho. Acredito que elopement weddings e eventos como wedding destination irão subir. Portanto, se você é agente de viagens, é chegada a hora de estruturar bem esses produtos: fuja do "mais do mesmo", fale com a gente e sabia mais!


Mudanças permanentes nos hábitos dos viajantes

Acredito que haverá um aumento da procura pela classe executiva e por primeira classe daquela porção da população que, claro, pode pagar por esse luxo que tenderá a não ser visto como tão supérfluo assim. Afinal, essa geração ficará marcada pela aversão a aglomerações e por um tom hipocondríaco que pode perdurar por muito tempo...


Sazonalidade: impactada por 24 meses

A Geórgia é um destino que se pode ser visitado o ano inteiro. No inverno há estações de esqui. Em outubro, é uma excelente época para participar da colheita de uvas. Caucasus Luxury Travel, DMC DUO Network


Com o cancelamento das férias escolares e dos CLTs, a sazonalidade será impactada em 2021 e 2022. Se o turismo retornar no último trimestre - o que é uma posição realista e otimista, já que a vacina provavelmente ainda demorará, no mínimo, 12 meses para ser lançada, haverá outros meses mais fortes que os viajantes irão procurar para passear.


Ecoturismo e viagens ao ar livre: grande crescimento

Céus da Costa Rica


Depois de tanto tempo enclausurados, vamos querer estar sob o sol, livres e mais solitários. Natureza, lugares com atividades para o corpo e a mente, como yoga e meditação, e capazes de oferecer alimentação orgânica, vão crescer.


Também, a busca por safáris, observação migratória e visitação de refúgios vão subir. Que tal saber mais sobre a Costa Rica? Com a busca de destinos mais próximos esse destino tem tudo para crescer exponencialmente.


Aumento da demanda por hotéis boutique e destinos sustentáveis

Kurà Villa Design Costa Rica

Quero acreditar que o viajante que busca experiências e roteiros sob medidas de alto padrão, vai ter apreço por se hospedar em hotéis e lugares que valorizam comunidades locais e não compram, por exemplo, produtos chineses ou de outros países cujo a procedência e segurança do trabalhador é duvidosa.

Luxo sempre na frente

Naturalmente, o nicho de viagens de alto padrão tende a se recuperar mais rápido pelo modo como o capitalismo se organiza. Haverá setores que sairão ainda mais enriquecidos.

Valorização do trabalho do agente de viagem

Para aqueles que ficaram horas esperando, pendurados no telefone esperando a resolução de cancelamentos de viagem ou passaram por grandes dificuldades para voltar ao Brasil, o respaldo do agente de viagens, será valorizado dentro da organização, nas próximas viagens.

Queda de meios de hospedagem tipo Airbnb e compra em OTA´s: aumento de viagens planejadas

Nas primeiras viagens pós-pandemia, espera-se que os clientes busquem ir para lugares seguros e tenham mais atenção aos detalhes para que tudo saia da melhor maneira possível. Vamos tentar ao máximo evitar decepções.


Retorno a lugares conhecidos

Acho que vamos ansiar por voltar a lugares que nos proporcionaram bons momentos e são familiares, de certa forma. Vejo isso como que uma busca por segurança, ainda que inconsciente. E também porque, por meses, vamos sonhar com viagens que aconteceram.

Clientes mais tolerantes às variações cambiais e crises menores

Depois do fechamento dos aeroportos e impedimento forçado das viagens por tantos meses, seguramente haverá uma tolerância maior com a subida do dólar e outras crises eventuais, já que esperamos que nas próximas décadas, não haja uma adversidade tão forte para o segmento de viagens.


Turismo de resgate: viagens aos países mais afetados?

Acredito que pode ser uma tendência viajar para os países mais afetados ou que cujo a crise foi mais exposta na mídia, em uma espécie de movimento de resgate, para ajudar os países mais afetados pelas crises.


Novas tecnologias: influência no mundo das viagens ainda mais forte

A perda de vidas e econômicas sem precedentes faz que a ciência e a tecnologia galopem rapidamente em busca de uma solução eficaz. Tal como a internet que serviu para evitar que informações fossem perdidas no caso de ataques aéreos, sem dúvida, haverá impacto positivo nas formas como as pessoas viajam. Espera-se maior interação tecnológica em museus, parques, dentre outros atrativos, além de novas tecnologias e soluções digitais, influenciando os viajantes.


Destinos que melhor apliquem tais soluções e recursos, incentivando o despertar de outros sentidos enquanto não podemos viajar, sairão na frente. Acredito que viagens virtuais vão ser decisivas na escolha dos próximos destinos de viagem e será uma tendência permanente.


E você, concorda com a gente? Tem outra opinião sobre o futuro do turismo?

Escreva para a gente!

info@duonetwork.com.br



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square

     +55 11 98106-6846

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

DUO Network 

  • Grey Instagram Icon

@duonetwork

Copyright © 2017 DUO Network - Todos os direitos reservados