top of page

África do Sul: qual safári escolher?


uma mulher tirando foto de um elefante, dentro de um carro de safári

A África do Sul é conhecida por ser um destino perfeito para se ir o ano inteiro! Muitos consideram o período ideal para fazer safári, de abril a outubro, quando a vegetação está mais seca e é mais fácil ver os animais.


Porém, outra dúvida também é bastante comum ao organizar uma viagem neste país. Qual é a melhor escolha para fazer um safári na África do Sul: em uma reserva privada ou em um parque nacional? Quais as diferenças entre as experiências? Confira as dicas de lugares para fazer um safári.


O Parque Nacional do Kruger é considerado um dos melhores lugares da África do Sul para se avistar os gigantes Big Five: leão, leopardo, búfalo-africano, rinoceronte-negro e elefante-africano. Afinal, são quase 20 mil km² de área preservada e protegida de caçadores, uma reserva pública administrada pelo governo sul-africano. Há diversos lodges, de diferentes categorias, inclusive acomodações luxuosas, em áreas concedidas. A grande vantagem de escolher um lodge dentro dos limites da Reserva Nacional é se ter uma grande área para explorar, mas, também há certas desvantagens: por estar em um parque nacional, os carros costumam ser maiores, menos confortáveis e são obrigados a seguir uma trilha pré-determinada, pois essa é a legislação.


leões andando pela estrada com o carro de jeep atrás

Foto: safári no Kruger em trilhas delimitadas (Discover Africa).


Já se a sua escolha for por fazer o safári em uma reserva privada, os carros costumam ser menores e descobertos, e pode-se transitar fora de trilhas, então o ranger e o motorista conseguem seguir os animais com mais rapidez, aumentando as chances de se ver famílias e manadas. Então, o safári tende a ter nuances mais selvagens. Além disso, a depender do lodge escolhido, os carros tendem a ser mais novos e mais confortáveis.


dois leopardos em cima de um ramo de árvore, observando as pessoas em cima do jeep. Elas também estão olhando para os leopardos

Foto: andBeyond


Quais são as principais reservas privadas da África do Sul?


Thornybush Game Reserve: perto de Hoedspruit, na província de Limpopo, nas bordas da famosa reserva do Kapama e do próprio Parque do Kruger. São 140Km² de reserva privada de savana. Os lodges dentro da reserva estão envolvidos com diversos projetos de conservação.

frente da Thornybush Game Reserve


Ulusaba Reserva Privada: uma reserva com 2 lodges que distam apenas 500 metros de distância um do outro. Pertence ao Richard Branson, portanto, a sua coleção de hotéis pertence a Virgin Limited, sendo que os lodges estão ancorados em uma rocha, com vistas impressionantes para a savana.


Sabi Sand Game Reserve: uma das mais famosas áreas de safáris no país, devido a grande quantidade de lodges de alto padrão. São 650km² de extensão, que promete alta probabilidade de avistar os 5 grandes. As experiências planejadas são memoráveis e há lodges ideais para casais e famílias, com diferentes nomes. Faz fronteira com o imenso Parque Nacional do Kruger, entregando o melhor desses "dois mundos".


vista do Sabi Sand Game Reserve com a silhueta de 4 pessoas andando por essa paisagem