top of page

África do Sul: qual safári escolher?


uma mulher tirando foto de um elefante, dentro de um carro de safári

A África do Sul é conhecida por ser um destino perfeito para se ir o ano inteiro! Muitos consideram o período ideal para fazer safári, de abril a outubro, quando a vegetação está mais seca e é mais fácil ver os animais.


Porém, outra dúvida também é bastante comum ao organizar uma viagem neste país. Qual é a melhor escolha para fazer um safári na África do Sul: em uma reserva privada ou em um parque nacional? Quais as diferenças entre as experiências? Confira as dicas de lugares para fazer um safári.


O Parque Nacional do Kruger é considerado um dos melhores lugares da África do Sul para se avistar os gigantes Big Five: leão, leopardo, búfalo-africano, rinoceronte-negro e elefante-africano. Afinal, são quase 20 mil km² de área preservada e protegida de caçadores, uma reserva pública administrada pelo governo sul-africano. Há diversos lodges, de diferentes categorias, inclusive acomodações luxuosas, em áreas concedidas. A grande vantagem de escolher um lodge dentro dos limites da Reserva Nacional é se ter uma grande área para explorar, mas, também há certas desvantagens: por estar em um parque nacional, os carros costumam ser maiores, menos confortáveis e são obrigados a seguir uma trilha pré-determinada, pois essa é a legislação.


leões andando pela estrada com o carro de jeep atrás

Foto: safári no Kruger em trilhas delimitadas (Discover Africa).


Já se a sua escolha for por fazer o safári em uma reserva privada, os carros costumam ser menores e descobertos, e pode-se transitar fora de trilhas, então o ranger e o motorista conseguem seguir os animais com mais rapidez, aumentando as chances de se ver famílias e manadas. Então, o safári tende a ter nuances mais selvagens. Além disso, a depender do lodge escolhido, os carros tendem a ser mais novos e mais confortáveis.


dois leopardos em cima de um ramo de árvore, observando as pessoas em cima do jeep. Elas também estão olhando para os leopardos

Foto: andBeyond


Quais são as principais reservas privadas da África do Sul?


Thornybush Game Reserve: perto de Hoedspruit, na província de Limpopo, nas bordas da famosa reserva do Kapama e do próprio Parque do Kruger. São 140Km² de reserva privada de savana. Os lodges dentro da reserva estão envolvidos com diversos projetos de conservação.

frente da Thornybush Game Reserve


Ulusaba Reserva Privada: uma reserva com 2 lodges que distam apenas 500 metros de distância um do outro. Pertence ao Richard Branson, portanto, a sua coleção de hotéis pertence a Virgin Limited, sendo que os lodges estão ancorados em uma rocha, com vistas impressionantes para a savana.


Sabi Sand Game Reserve: uma das mais famosas áreas de safáris no país, devido a grande quantidade de lodges de alto padrão. São 650km² de extensão, que promete alta probabilidade de avistar os 5 grandes. As experiências planejadas são memoráveis e há lodges ideais para casais e famílias, com diferentes nomes. Faz fronteira com o imenso Parque Nacional do Kruger, entregando o melhor desses "dois mundos".


vista do Sabi Sand Game Reserve com a silhueta de 4 pessoas andando por essa paisagem

Safári a pé no Sabi Sabi: uma das possibilidades nos lodges em reservas privadas.


Kwandwe Private: o grande destaque é ser uma das maiores reservas de rinocerontes do país! Tem aproximadamente 200Km² de extensão e está a oeste da Cidade do Cabo. Está a aproximadamente 2 horas de carro de Port Elizabeth. Uma das reservas de safári privadas mais exclusivas, tem alta probabilidade de avistar os Big Five.

vista lateralizada de um dos quartos do Kwandwe Private. Destaque para o sol


MalaMala Game Reserve (330Km²): uma das reservas privadas mais conhecidas no mercado brasileiro, também é uma das mais tradicionais: são mais de 30 anos oferecendo uma experiência de safári excelente. Nos centramos nos 3 camps de luxo (o Rattrays, o Sable e o MalaMala Camp) dos quais há alta probabilidade de se avistar os Big Five, sendo o MalaMala Camp a escolha certa para famílias.


leopardo em destaque na foto do Mala Mala. Jeep desfocado com 2 pessoas dentro. A motorista está olhando para o animal, enquanto uma outra pessoa está tirando foto


Tswalu Kalahari: considerada a maior reserva privada do país com mais de 1000km² à disposição do hóspede. Esse nome advém do famoso deserto de Kalahari, porém, está na parte menos seca, e tem diversos animais endêmicos. Devido a localização, mais isolada e a geografia do local, a reserva guarda um ar de preservação, rusticidade e isolamento inigualável na África do Sul.

Tswalu Kalahari. Vista de um dos lodges. O quarto não há paredes. Na imagem, a uma mulher admirando a paisagem deitada na cama

No Tswalu integre-se com a natureza no seu aspecto mais selvagem


Quer obter um guia completo dos melhores lodges na África e também algumas dicas gastronômicas por Pure Escapes e DUO? Escreva para gente: info@duonetwork.com.br


A Pure Escapes um DMC com foco em viagens de alto padrão na África do Sul, Emirados Árabes, Maldivas e Seychelles com quase 20 anos de experiência! Tem alguma cotação ou reserva para alguns desses países? Entre em contato: reservations@pure-escapes.com e info@duonetwork.com.br

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page