top of page

Comidas típicas de Portugal em 6 regiões do país


fotos com vários tipos de comida portuguesa


Um país pequenino, com muita história e múltiplos sabores de acordo com cada uma de suas regiões e influências do clima, geografia, internas e externas.


Pensar na gastronomia portuguesa é remeter a sua geografia e produtos, ora da terra, ora do mar.

Hoje, surpreenda-se com esses sabores típicos portugueses, tão presentes, de forma super marcante, em seus variadas comidas típicas de Portugal e cheios de personalidade.

 



1. Minho  

vinho verde... uvas

Conhecida como o “jardim de Portugal”, nesta região os sabores seguem o contraste das paisagens. Seja um prato de carne ou peixe, o que não pode faltar para selar uma refeição é o vinho verde.

Nesse cenário, o porto de Viana do Castelo ganha importância, pois é a porta de entrada do rei da gastronomia portuguesa: o bacalhau norueguês. No Minho, essa iguaria ganha diferentes roupagens, como o famoso Bacalhau à Narcisa embrulhado em folhas de couve e levado ao forno com lascas de presunto.  

A carne de caça também é bastante apreciada, principalmente Cabrito Assado à moda do Minho.


 

2. Trás-os-Montes e Alto Douro


Feijoada à Transmontana

Uma terra rica em xisto e granito, aparentemente difícil de cultivar, foi domada por esse povo valente, tornando essa região uma das mais famosas mundialmente no cenário da vinicultura. Além do famoso vinho do Porto há diversos vinhos de mesa igualmente apreciados.

Aqui, as carnes de vaca e cabrito são destaque e ganham um ar forte e aromático, sendo defumadas a fogo lento. Chouriços, linguiças, morcelas e, claro, presunto são ingredientes famosos na gastronomia local. Um prato que chama a atenção é a Feijoada à Transmontana, similar a nossa feijoada, porém, feita com feijões vermelhos, chouriço, cebola e linguiça, sem deixar o toque defumado característico de lado.

 



3.  Porto e Vinho


Tripas à moda Porto

Tripas à moda Porto é, sem dúvida, um dos pratos mais icônicos do país. Há muitas versões dele, mas a mais destacada é a de um ensopado com tripas, feijões brancos e especiarias. O vinho do Porto tem uma ligação com o passado, sem deixar para trás a modernização do futuro. No Vale do Douro, as vinhas vêm desde a ocupação Romana no séc. I a.C. A Quinta do Castro é um grande exemplo de vinha tradicional. Já a Quinta do Seixo promete oferecer as mais avançadas técnicas de produção de vinho desde o cultivo da uva.

 





4. Estremadura e Ribatejo