top of page

Comidas típicas de Portugal em 6 regiões do país


fotos com vários tipos de comida portuguesa


Um país pequenino, com muita história e múltiplos sabores de acordo com cada uma de suas regiões e influências do clima, geografia, internas e externas.


Pensar na gastronomia portuguesa é remeter a sua geografia e produtos, ora da terra, ora do mar.

Hoje, surpreenda-se com esses sabores típicos portugueses, tão presentes, de forma super marcante, em seus variadas comidas típicas de Portugal e cheios de personalidade.

 



1. Minho  

vinho verde... uvas

Conhecida como o “jardim de Portugal”, nesta região os sabores seguem o contraste das paisagens. Seja um prato de carne ou peixe, o que não pode faltar para selar uma refeição é o vinho verde.

Nesse cenário, o porto de Viana do Castelo ganha importância, pois é a porta de entrada do rei da gastronomia portuguesa: o bacalhau norueguês. No Minho, essa iguaria ganha diferentes roupagens, como o famoso Bacalhau à Narcisa embrulhado em folhas de couve e levado ao forno com lascas de presunto.  

A carne de caça também é bastante apreciada, principalmente Cabrito Assado à moda do Minho.


 

2. Trás-os-Montes e Alto Douro


Feijoada à Transmontana

Uma terra rica em xisto e granito, aparentemente difícil de cultivar, foi domada por esse povo valente, tornando essa região uma das mais famosas mundialmente no cenário da vinicultura. Além do famoso vinho do Porto há diversos vinhos de mesa igualmente apreciados.

Aqui, as carnes de vaca e cabrito são destaque e ganham um ar forte e aromático, sendo defumadas a fogo lento. Chouriços, linguiças, morcelas e, claro, presunto são ingredientes famosos na gastronomia local. Um prato que chama a atenção é a Feijoada à Transmontana, similar a nossa feijoada, porém, feita com feijões vermelhos, chouriço, cebola e linguiça, sem deixar o toque defumado característico de lado.

 



3.  Porto e Vinho


Tripas à moda Porto

Tripas à moda Porto é, sem dúvida, um dos pratos mais icônicos do país. Há muitas versões dele, mas a mais destacada é a de um ensopado com tripas, feijões brancos e especiarias. O vinho do Porto tem uma ligação com o passado, sem deixar para trás a modernização do futuro. No Vale do Douro, as vinhas vêm desde a ocupação Romana no séc. I a.C. A Quinta do Castro é um grande exemplo de vinha tradicional. Já a Quinta do Seixo promete oferecer as mais avançadas técnicas de produção de vinho desde o cultivo da uva.

 





4. Estremadura e Ribatejo


bolinho de bacalhau

Ribatejo é uma região com sabores diversos. Conhecida por seu solo fértil, frutas e legumes crescem em abundância. Destacam-se pratos fortes, a base de favas com chouriço, como a Feijoada de Chispe (pés de porco e feijão branco, mesclados com leguminosas e chouriço) – nessa versão com legumes e carnes, o nome muda para Sopa de Pedra.

Outros pratos com peixes do Rio Tejo, especialmente caldeiradas, também são importantes em Ribatejo. A tainha feita na telha também é uma iguaria a ser destacada.


Estremadura engloba parte de Lisboa – logo, com influência do mar e do próprio rio Tejo. Por isso, os peixes e frutos do mar se realçam, sem deixar, claro, as carnes de lado. O famoso Cozido à Portuguesa, feito com carnes e vegetais como nabos, batatas e cenouras; bifes acebolados, o Bife a Cavalo, à moda portuguesa, além de petiscos feitos à base de bacalhau são o iguarias dessa região.  


 

5.  Sintra, Cascais, Estoril e Ericeira


travesseiros de Sintra

Em Sintra já há os produtos da terra e do mar. As sobremesas são mundialmente famosas como os gostosos travesseiros (massa folhada, recheada de creme de amêndoa) e queijadas (queijadinhas, com coco, queijo e açúcar).

Em Cascais e Estoril os frutos do mar são reis e aparecem em pratos como: Peixe ao Sal e os frutos do mar chamados percebes – crustáceos de aparência pré-histórica que existem somente na Península Ibérica.

A nordeste de Lisboa, Ericeira é uma vila de pescadores com muitos mariscos e peixes frescos. aonde se vale a pena pedir sempre o peixe do dia.

 



6.  Algarve

figos com nozes

Aqui, no sul de Portugal, entrelaçaram-se duas poderosas civilizações: a árabe e a cristã. Mercadores vindos do Oriente trouxeram figos, amêndoas e frutas cítricas. Peixes, frutos do mar e carne são encontrados em abundância, em Algarve, a região gastronômica com maior diversidade do país. Em termos de bebida, destacam-se o licor de medronho. Aqui, a gastronomia ganha toques internacionais para agradar também os turistas que já que é uma importante região de veraneio. 

 





pastel d nata com o botão de inscreva-se o evento

No evento DUO connections Portugal 4 vamos trazer alguns dos melhores hotéis e empresas de turismo portuguesa, além do tema central ser a gastronomia do país. Não fique de fora e inscreva-se agora nesse link. É GRÁTIS E ONLINE.

Σχόλια


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page