Armênia e Geórgia: ecoturismo e aventura além das tradições
Gigantes pela própria natureza
Em 2024 sobram razões para planejar a sua viagem ao Cáucaso do Sul
Você sabia que além do turismo gastronômico, religioso, histórico e cultural, Armênia e Geórgia oferecem inúmeras possibilidades quando o assunto é ecoturismo, que vão além das tradições?
Afinal as belezas naturais, devido a sua posição geográfica privilegiada, também são destaque e oferecem infinitas possibilidades ao viajante.
Nesse artigo, vamos contar razões para em 2024, você comece a planejar sua viagem para o Cáucaso do Sul para ver a natureza, florestas, montanhas, lagos...
Uma beleza única, digna de ser Patrimônio Mundial da Humanidade.
Floresta Colchic e Wetlands | Geórgia
Em 2021, a UNESCO declarou esse local Patrimônio da Biosfera. Essas terras alagadas e floresta estão ao longo da costa do Mar Negro. Um lindo lugar para os amantes da natureza. Aqui pode-se chegar desde Batumi.
Recomenda-se um mínimo de 3 noites e fazer um passeio de dia inteiro para a região. O ecoturismo tem várias facetas como passeios de barco e caminhadas para observação de pássaros e animais estão entre as principais atividades.
Upper Svaneti | Geórgia
Também é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1996 é, sem dúvida, um dos pontos mais marcantes do país. As torres de pedra de observação fazem esse povoado, escondido no alto das montanhas, um lugar literalmente, geograficamente e, humanamente, parados no tempo. Poucos moradores ainda aí residem, preservando, dessa forma, uma cultura única. O ecoturismo ganha forma e se alia as tradições, em forma de caminhadas entre vilarejos, em um sem fim de montanhas.
A dica para acessar o local é se hospedar em Mestia, que é a principal cidade de Svaneti; chega-se pela estrada, aprox. 2 horas de percurso, em um carro 4x4.
Kazbegi ou Stepantsminda | Geórgia
Cruza-se a Rodovia Militar da Geórgia, desde a capital Tbilisi, que liga esse país a Rússia, para chegar nesse lugar espetacular e ter a oportunidade de colocar os pés na cordilheira do Grande Cáucaso. A rodovia em si já é um atrativo, pois é antiga, rústica, forte e nos remete ao início do séc. XX. Para os mais aventureiros pode-se subir do centro de Kazbegi até os pés da Igreja de Gergeti, saltar em paraglide, uma grande aventura, ou claro, ir de carro de modo mais confortável, desviando de animais como ovelhas, cabras ou vacas. Ao retornar para o centro, nossa dica é ir até o hotel Rooms Kazbegi e tome uma xícara de chocolate quente, chá ou café apreciando a vista para as montanhas e Gergeti.
Jermuk | Armênia
Considerado uma "cidade SPA", localizado na província de Vayots Dzor. Neste local há muitos hotéis que são verdadeiros refúgios, desenhados para oferecer o melhor bem-estar de seus hóspedes, pois têm como diferenciais, águas termais e minerais consideradas curativas. Além disso, quando o assunto é aventura e ecoturismo, recomenda-se ir no inverno e esquiar, já que há algumas estações por aqui.
Dilijan | Armênia
É a cidade alpina do país! Considerada única devido ao seu clima, já que está rodeada por um extenso parque natural, lindos pinheiros e montanhas. A folhagem de suas árvores se altera de acordo com a estação, sendo especialmente linda no outono, ou seja, nos meses de setembro e outubro. Está no Parz Lake. Aqui, nossa dica é tomar um café e apreciar a vista deslumbrante, caminhar no seu ritmo e curtir pequenas aventuras tendo paisagens deslumbrantes como pano de fundo.
Tatev | Armênia
Simplesmente é dona do mais longo teleférico do mundo: são 6 quilômetros entre Halidzor e o Mosteiros de Tatev. O percurso leva em média 12 minutos e oferece lindas vistas para desfiladeiros, e um mosteiro ancorado em um platô. O teleférico é uma iniciativa do IDeA (Iniciativa para Desenvolvimento da Armênia) que usa parte do valor arrecadado para a manutenção do mosteiro.
Lago Sevan | Armênia
Considerado o lago artificial mais alto de toda a Europa e um dos maiores do mundo; o projeto foi concebido durante a União Soviética por Stálin. É um dos lugares preferidos dos armênios para escapar do forte calor entre os meses de junho e agosto. A cor da água é azul, tem praias que se formam, e o mosteiro Sevanavank, em conjunção com o lindo lago de fundo, formam um cartão-postal desse local. Para chegar no mosteiro, há uma breve caminhada por uma rota com alguns degraus.
Recentemente um grupo de agentes esteve no Cáucaso do Sul com a Nueva Vista, DMC representado pela DUO no Brasil. Veja alguns comentários que deixaram para gente:
"Quero te agradecer muito por organizar esse famtrip ao Caucaso. A viagem foi maravilhosa, a Maia (Caucasus Travel) e a Anna (Nueva Vista) nos preparou uma recepção muito calorosa. Os guias e hotéis excelentes. Amamos o Cáucaso".
Rosa Handler
"Passamos aqui para agradecer a oportunidade de ter participado deste FAM TRIP incrível pelo Cáucaso. Tivemos ótimos hotéis, refeições, passeios, tudo sob o cuidado dos guias maravilhosos que se empenharam em nos mostrar o melhor de cada país. Sem palavras!".
"Quantas experiências vividas. Esta viagem estará marcada para sempre nas nossas vidas. Os companheiros de viagem não poderiam ser melhores e nos tornamos 'uma grande família'".
"Trouxemos muitas memórias... que venham os passageiros para contá-las".
Roberto Chelala
Melhor época para viajar o país: 01 de maio a 15 de outubro
Quantos dias devo reservar: para os dois países mínimo 10 dias.
Infraestrutura: excelente e em constante evolução com ótimos hotéis 4* e 5*.
Aqui faça o download de uma manual inspirador feitos por nós da DUO com dicas espetaculares de viagens pela região.
Consulte-nos para valores e condições
+ roteiros inspiradores:
Comments