top of page

“Ribera del Duero” espanhola: onde o tempo vai mais devagar

visão decima do hotel Castilla Termal Monasterio de Valbuena

“Ribera del Duero” sabores e sentidos encapsulados

Um portal da Espanha que nos remete automaticamente a um outro tempo. Perfeito para sentir as estações com calma, além de provar o autêntico terroir espanhol. A região de Ribera del Duero, na província de Castilla Termal, oferece experiências sensoriais, além de ser lar de um dos hotéis mais espetaculares da Espanha, o Castilla Termal Monasterio de Valbuena. Dormir 2 ou mais noites nesse pedaço da história europeia é relaxar no melhor do quite luxury.

 

A chegada...

Cheguei em Madri bem cedo vinda de uma viagem a Turquia. Aluguei um carro rumo a região da Ribera del Duero, a mais ou menos 1h40 do Aeroporto de Madri. Ao sair da capital, paga-se um pedágio simbólico de 0,9 EUR e é só isso até o hotel. Não fiz paradas, mas no meio do caminho recomendo visitar o Escorial, incluindo passeio pelo mosteiro ou Segóvia e dar um pulo no famoso Alcazar para almoço, afinal há bons restaurantes por lá.  


A estrada até o hotel é supertranquila. Sai de Madri numa sexta-feira quando seria esperado um trânsito maior, porém, havia poucos carros e alguns caminhões; em vários trechos e quilômetros só as montanhas me faziam companhia. Já nos últimos quilômetros, perto do hotel, as estradas se afunilam, e o que antes eram 5 ou mais pistas, margeada por vinhedos.

visão de Ribera Del Duero com destaque para a vinícola

Ao chegar no hotel, na companhia da gerente, fui conhecer sua parte mais histórica – o claustro, o antigo refeitório dos monges, a igreja que ainda celebra missas aos domingos, os jardins, a vinícola e o galinheiro. A arquitetura altiva do hotel, seus afrescos e pilares estão muito bem preservados, tal como no séc. XII, ano de sua construção.


Também fui visitar os vinhedos e uma zona recém criada para piqueniques ao ar livre, além do galinheiro das galinhas pretas castelhanas – que correm risco de extinção, por botarem poucos ovos. O hotel resolveu criá-las. No fim do dia relaxei nas lindas e imensas termas da propriedade.


 Galinhas Negras Castelhanas em seu galinheiro no hotel


Pelos arredores

O Castilla Termal Monasterio de Valbuena chama a atenção desde longe. Afinal, está num pequeno povoado chamado São Bernardo, a 40 minutos (aproximadamente) de Valladolid, com apenas 200 habitantes. No dia seguinte, depois de tomar um delicioso café da manhã com ingredientes da zona – seguindo o conceito quilômetro zero, saí bem cedo de bicicleta para percorrer as margens do Rio Douro espanhol – o mesmo que segue a Portugal. Os arredores são cheios de encanto; há muitas trilhas, inclusive, demarcadas para amantes de trekkings e caminhadas.

Passeio as margens do Douro


Ao voltar fui curtir minha experiência privada na réplica da Capela de São Pedro. Uma cópia quase exata da original que está ao lado da igreja. Nessa réplica, repleta de águas termais, passei 90 minutos em total privacidade.


À noite, jantei no restaurante Converso, um menu degustação delicioso. O chef, premiado pela guia Michellin. O menu se baseia nos sabores da zona para compor os seus pratos.

 Restaurante do café da manhã O Converso Capela de São Pedro (a real)


Vinícolas tradicionais e modernas

Não consegui curtir as vinícolas ao redor, pois estava dirigindo, mas para quem tem mais tempo ou quer contratar um motorista é bem interessante, agendar com o concierge visitas a vinícolas como: a Bodega Protos (uma das mais antigas, desde 1927 com um túnel de 2km de extensão); ir até a famosa Vega Sícilia – não faz degustação, mas vende vinhos considerados uma verdadeira instituição desde 1864 e compre alguns rótulos para levar para casa; ou ir até a Bodega Emílio Moro – que se destaca por técnicas de vinificação modernas e rótulos premidos. Outra bodega recomendada é a Solterra, também com técnicas modernas.


O hotel Castilla Termal Monasterio de Valbuena tem acordo com pequenas adegas familiares ao redor do hotel onde se pode ir até bicicleta. Também é interessante, claro, visitar essas pequenas adegas, fomentando a economia local.

 


Peñafiel

Peñafiel: uma surpresa histórica

A poucos minutos do hotel está o vilarejo histórico de Peñafiel. No Castelo, imponente bem no alto da cidade, está o Museu Provincial do Vinho, inclusive. As praças são charmosas; há bons restaurantes, lindas igrejas bem conservadas.

 

Recentemente o Castilla Termal Monasterio de Valbuena tornou-se Small Luxury Collection, além de Serandipians. Sem dúvida, um hotel destino/spa, com aroma do vinho e muita história para contar.


Quer receber sugestões de roteiros de vinhos pela região da Ribera del Duero, combinando com Portugal e La Rioja?

Entre em contato com a gente: info@duonetwork.com.br

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square

     +55 11 98106-6846

Inscreva-se para receber nossas newsletters

capa-DUOdigital3.jpg

DUO DIGITAL

a revista digital da DUO

Siga a gente!

  • Whatsapp
  • insta2
  • youtube2
  • facebook2
  • linkedin-2
  • telegram2
DNA_NEGATIVO.png

Copyright © 2025 DUO Network - Todos os direitos reservados

bottom of page