top of page

Livros e filmes para inspirar suas viagens em 2019

Somos apaixonados por arte, literatura e cinema.


Nesse artigo, comento filmes, séries e livros que servem de inspiração extra para mover viajantes ao encontro de destinos tão apaixonantes quanto suas histórias....


O Homem que amava os cachorros: um livro viceral e necessário

Esse livro deu a Leonardo Padura, escritor Cubano, reconhecimento mundial.


Ao começar a obra já sabemos o que será retratado: o assassinato do revolucionário russo León Tróstky, uma das personalidades mais marcantes do século XX. Mas, nem por isso, o livro se torna menos atraente, muito pelo contrário! Suas páginas são cheias de ação, descrições realistas do modo de pensar de cada um dos seus narradores, pois a mesma história é retratada por diferentes vozes. Além de Tróstky e Ramón Mercader, seu assassino, dois cubanos também dão cores a obra.

Padura traz os conflitos internos e externos das suas personagens com a frieza necessária, além de uma descrição de La Habana decadente nos anos 90, que, após o colapso da URSS, e consequente perda do aporte financeiro pelos soviéticos, agonizou em ritmo lento com a pressão do embargo norte-americano.


Outro fato importante, a que todos invariavelmente estamos submetidos e que no livro se aborda com maestria é a manipulação política.


O autor não pára por aí. Suas páginas ainda retratam a Catalunha – região onde o assassino de Tróstky viveu durante sua juventude; além de Moscou durante a Guerra Fria, e lugares por onde o comunista Tróstky foi forçado a exilar-se fugindo de Stálin, como Coyacán – hoje um bairro da Cidade do México, Sibéria, e partes da Noruega.


Um best-seller que merece ser lido e relido! Um relato quase cirúrgico e triste sobre a manipulação política cruel e destruidora. Uma leitura mais do que nunca, atual.

Foto: escritório de León Trostky na Cidade do México, Coyacán (Casa Museo León Trostky)

Acervo pessoal: Caroline Maya Gramaglio

4 Estações em Havana: para os fãs de Netflix!

A série 4 Estações em Havana é uma adaptação de diversos livros de Padura.


Relata a miséria e privação de recursos a partir de 1989 e toda a decadência que se observou na ilha naqueles tempos. A derrocada da União Soviética combinada com o embargo norte-americano, que deixou grande parte dos cubanos na miséria, inclusive com dias e dias sem energia elétrica devido ao racionamento.


A série tem como personagem principal Mário Conde, um investigador que almeja ser escritor. Uma curiosidade: devido ao fato do Netflix não funcionar em Cuba, o próprio Padura diz só ter visto dois episódios do total de 4. A série foi produzida pela TVE (TV Espanha)



Foto: Netflix



Lunchbox: retrato melancólico e realista em Mumbai


Esse é um daqueles filmes indianos que toca a alma e fala de temas universais como a solidão, velhice, separação, depressão com pitadas de humor e realismo. Longe, dos típicos filmes de Bollywood – retrata com sensibilidade a aproximação de duas pessoas por um erro inesperado (troca de marmitas!).


Dabbawallas é a empresa que entrega marmitas em Mumbai. Essa é reconhecida internacionalmente pelo trabalho preciso e rápido: basicamente, seus entregadores fazem com que a marmita feita pelas esposas chegue à mesa de trabalho dos maridos de forma quase mágica.


O filme brinca com essa “assertividade” na qual uma falha inesperada une um viúvo sem aspirações prestes a se aposentar, a uma jovem dona de casa que contrata o serviço da empresa, para agradar o marido, buscando recuperar seu casamento. O ar melancólico do filme exibe o cotidiano lento e ao mesmo tempo frenético das personagens e da própria Índia. Além de mostrar ares de Mumbai, uma cidade imensa e com tantos atrativos, ainda pouco visitada pelos brasileiros.


A Sita organiza passeios para visitar empresa de entrega Dabbawallas e acompanhar como o trabalho de entregas acontece!