top of page

2020: por um turismo mais consciente


Foto: Caribbean Tours.

Finalmente começa o ano de 2020!

Nesse artigo do mês de Janeiro do blog te convido a uma reflexão breve sobre as tendências de turismo de alto padrão e o que nos espera nessa nova década.

A importância do luxo imaterial

Nem só de torneiras de ouro, hotéis de cadeia, mármore e amenidades de grandes marcas internacionais vive o turismo de luxo (ainda bem!).

Conforto, bem-estar, acolhimento, experiências, sensação de reclusão, privacidade máxima, atenção e carinho, são muitos os adjetivos que permeiam novos e modernos conceitos de viagens de alto padrão. Uma cartinha no hotel, um “welcome drink” já não bastam, precisamos ir além. Praticar uma consultoria de viagens atenta, com foco no que o cliente realmente busca, inclusive, superando sua listinha de desejos, ajudando-os a viver momentos inesquecíveis é a nossa meta, como DUO Network. Também acreditamos no desafio crescente da consultoria de viagens: rechear o roteiro de experiências autênticas é, sem duvida, uma tendência definitiva. Criar memórias por vezes simples e sempre únicas.


Seja o único dono do seu tempo

Aquela sensação de “dolce far niente”. Contratar um guia e motorista particulares, para decidir quando sair, o que fazer, e se em uma manhã preferir levantar mais tarde, apreciar a varanda do seu quarto, curtir às vistas, meditar, fazê-lo sem arrependimentos. A importância de em destinos com apelo à reconexão, ter sim tempo livre para refletir sobre a rotina e modo de vida até agora vividos. Afinal, viajar também é abrir uma janela para reflexão: sobre nosso modo de vida em contraste com outras realidades e sociedades e quem sabe o primeiro passo para mudanças significativas.


Sinta como no aconchego do seu lar

Seus anfitriões podem ser guias, motoristas e a equipe de um hotel. Ser chamado pelo seu nome e sentir a acolhida em gestos carinhosos e atentos, faz toda a diferença em uma viagem de experiências autênticas. Dê preferência a meios de hospedagem boutique e locais: incentive propriedades que você, agente de viagens confia, agregando real valor à viagem do seu cliente dando-lhe a confiança necessária para sair do padrão de uma cadeia internacional, que remete o lucro para a casa matriz, deixando, na maioria das vezes, muito pouco nas comunidades locais.

Enxergue outras realidades

Amadurecer culturalmente por meio de intercâmbios sinceros. Estar aberto a entender outra realidade com mais coração e menos julgamento. Ter conversas sobre outros pontos de vistas e vivências. Admitir diferenças, afinal o que é fundamental na sua vida pode nem existir em outros lugares do mundo. Viajar é viver oportunidades únicas de ampliar horizontes, apurar olhares sobre diferentes modos de vida e culturas com histórias diversas.

Esteja aberto a aprender

Nada mais gostoso do que, no seu ritmo, seguindo um roteiro personalizado, aprender algo que nunca imaginou: experimente o novo em um ambiente propício. Aventure-se! Seja tendo aulas de surf, aprendendo um prato típico, um mantra ou conhecendo um ponto de vista histórico diferente do seu. Como uma esponja absorva aspectos, sem preconceitos, e reflita sobre eles.

Viaje com menos

Malas imensas são desnecessárias e já consideradas cafonas. Se queremos nos mover facilmente em uma viagem, devemos evitar o excesso e praticar a simplicidade. A tendência do menos é mais é sim um caminho sem volta, ainda bem. Pratique a sustentabilidade também viajando. E ao comprar, se informe sobre a cadeia produtiva daquele lugar: será ela exploratória de semelhantes ou do meio-ambiente? Não incentive esse tipo de comércio. Evite fazer parte dessa engrenagem destrutiva.


Desconecte-se

Dê-se o luxo de ficar offline. Permita-se estar entregue à natureza de corpo e alma. Não à toa o tema da ILTM Latin America de 2019 foi, justamente, uma das principais tendências do novo luxo apresentada com a hastag backtolife: um conceito mais amplo de integração com a natureza, preocupação com a sustentabilidade, desconectar-se da internet e da rotina para reconectar-se com o que realmente importa: a sua essência!


Diga não à exploração de animais

É crescente o despertar da consciência do turista sobre a exploração de animais e o turismo. Ainda bem! Não incentive esse tipo de atividade. Seja um turista consciente de seu impacto também negativo.


Não incentive efeitos nocivos sobre comunidades carentes

Ostentar roupas de marcas, jóias, por exemplo e celulares ultra caros não é de bom tom ao viajar para lugares pobres e rurais. Imagine crianças em comunidades remotas do interior do Rajastão, por exemplo, vendo esse tipo de realidade tão diferente da sua? O turista parte, a insatisfação e frustração ficam. O despertar de uma consciência crescente é também no carinho com o outro, minimizando todos os impactos, também os imateriais.


 

A DUO Network representa clientes em destinos autênticos e cheios de vida nos quais o seu cliente pode sim abraçar esses novos preceitos.


Cuba: um verdadeiro túnel do tempo. Vá a Cuba de coração aberto e olhar curioso. Fale com empreendedores privados, por exemplo, veja o quão desafiante é ter negócios particulares em uma economia fechada. Converse com o seu povo, jante nos paladares (restaurantes privados) e supreenda-se! Encanta-se com a uma arquitetura forte, mix de barroco espanhol, Art Deco e estilo colonial. Viva sua arte! Conte com a Caribbean Tours e ofereça aos seus clientes roteiros inigualáveis sob medida! sales@caribbeantours.ch


República Dominicana: que tal você oferecer ao seus clientes roteiros mais interessantes que 7 noites na massificada Punta Cana? Fuja das opções de hospedagem estilo "não lugar" faça o seu cliente se aventurar em Barahona, por exemplo, conhecendo as belezas naturais do Parque de las Águilas, hospedando-se no ecolodge Casa Bonita, por exemplo. A Caribbean Tours tem escritório próprio em Santo Domingo! sales@caribbeantours.ch


Costa Rica: um destino #puravida como o próprio slogan do país diz. A frente de todos os países do mundo quando o assunto é sustentabilidade, o país tem muito a nos ensinar. Durma vendo as estrelas em tendas de luxo; apaixone-se com a áurea hippie chique de Santa Teresa; hospede-se em retiros de wellness e desça as corredeiras do Rio Pacuare. A ARA Tours, cliente DUO Network, tem 5 folhas de sustentabilidade concedida pelo governo da Costa Rica (selo máximo): salesvsf@aratours.com


Cáucaso do Sul: entregue-se a aula de história que esses países trazem a cada montanha percorrida. Armênia, Geórgia e Azerbaijão, ex países soviéticos, tem muito para contar. Aqui o turismo ajuda a reerguer os três países. Há diversos hotéis boutique e um rico patrimônio histórico. Encaminhe suas cotações para a Caucasus Travel: eka@caucasusluxury.travel


Índia, Butão, Nepal e Sri Lanka: viaje a esses países que transbordam espiritualidade de peito e coração abertos! A Índia é incrível, suas cores e sua gente: a pobreza perene de grande parte da sua população é abrandada de, certa forma, pelo hinduísmo, sistema de castas e fé. Surpreenda-se com a hospitalidade e simpatia dos povos desses países e suas culturas milenares. Conte com a Sita para organizar viagens na medida: brazil@sita.in


Vakkaru Maldives: um hotel único, a simbiose perfeita entre o luxo e a sustentabilidade, propiciando reclusão máxima aos seus clientes. A simpatia dos mordomos, fazem com que o hóspede sinta-se em casa, a cade gesto e sorriso.














Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page