top of page

Celebrações de fim de ano pelo mundo!




Curiosidades, pratos típicos e claro superstições


A mesa do dia 31 de dezembro, pelo mundo, costuma ser farta de receitas típicas, cheias de memórias afetivas, repleta de aromas, lembranças e abraços.


Enquanto aqui pelo Brasil, pulamos as 7 ondas, usamos lingerie nova e da cor do que pretendemos atrair, comemos lentilhas e colocamos sementes de romã na carteira. Já outros povos tem outras superstições. Quem sabe, importando alguma, seu ano de 2023 seja ainda melhor!


Hoje, trazemos para vocês uma seleção de curiosidades e rituais de outras partes do mundo para celebrar o Ano Novo!


Ilhas Maldivas


Nas Maldivas, a imensa maioria da população é muçulmana e, portanto, o Natal e o Ano Novo não têm a mesma importância daqueles presentes em terras ocidentais. O Papai Noel e seus duendes costumam visitar somente os hotéis nessa época do ano! Tradições para trazer boa sorte não são muito populares.


Mas, pratos típicos, existem. Destacamos o Garaudhiya, uma sopa de peixe branco e o Kulhi, de entrada (peixes em cubo marinados em curry apimentado), e o popular Kandu Kukulhu Riha (prato principal) que são pedaços grandes de atum, o rei do país, recheado de curry, ervas e vegetais típicos.

Índia




Na Índia, há várias celebrações típicas de "viradas" ao longo do ano e quase todas acontecem entre março e abril, na época das colheitas, na chegada da primavera. Uma das principais celebrações é o Baisakhi, que acontece geralmente em abril, no primeiro dia do do mês de Vaisakh, no estado de Punjab, ao redor do Templo dourado em Amritsar. É a celebração da colheita da primavera, majoritariamente realizada no norte da Índia.

Porém, no dia 1 de Janeiro, é comum que se pratique boas ações, principalmente para os pobres, como doação de comidas e roupas, pois acredita-se que se você fizer algo de bom nesse dia, os Deuses vão retribuir positivamente, nos próximos meses.

Na noite de Natal é costume, mesmo entre hindus, reunir a família e amigos e compartilhar uma mesa farta, na qual está presente um pão com uvas passas (sim!) parecido com o nosso panetone.



Cuba



Um país católico por natureza no qual o povo prima muito por reuniões e estar entre família. A ceia típica de um cubano, inclui pernil assado, arroz e feijão, que é um prato do dia a dia também, tal como no Brasil, extremamente popular.


O cubano tem algumas tradições bem curiosas na virada de 31 de Dezembro para 01 de Janeiro. Uma delas é arremessar um balde de água, da varanda, para espantar o mau olhado e espantar qualquer energia negativa.


Também, como herança das religiões de matriz africana, chamadas de "santería", é comum queimar um boneco de palha (ou feito de tecidos), bem grande, quase do tamanho de uma pessoa, também com o mesmo objetivo: espantar coisas ruins e abrir espaço para o novo.


Com a crise da Covid-19, esse boneco foi apelidado de "muñeco Covid"...


Armênia



Em meados de novembro. as famílias armênias já começam a esquentar os tambores da celebração de Natal e Ano Novo, definindo onde passarão esse período tão importante e, claro, qual será o menu que será preparado.


O Gata é um doce típico, muito famoso em todo o país! Trata-se de um bolo recheado com um creme de baunilha, que marca presença em todas as comemorações importantes, como casamento, Natal e, obviamente, a noite de Réveillon.


Para trazer sorte, coloca-se uma moeda na massa do Gata, antes de assá-la. Se ao cortar o bolo, a faca toca essa moeda, o próximo ano, não será feliz. Mas se você for premiado e, no seu pedaço de bolo, essa moeda estiver, seu ano será glorioso.



Geórgia



A Geórgia, como qualquer outro país ortodoxo, celebra o Natal no dia 6 de Janeiro. Mas o ano novo é, sem dúvida, pra lá de especial! A festa começa em família e o povo sai às ruas em grande celebração, visitando amigos, inclusive. Pratos típicos como Satsivi, Khachapuri, Churchkhela e Gozinaki estão presentes em toda a ceia de ano novo.

O pão recheado de queijo, Khachapuri, e um doce, chamado Churchkhela já são conhecidos, agora também, tem o Satsivi. Trata-se de um frango marinado em um caldo pastoso de nozes, temperado com especiarias. É difícil imaginar o Ano Novo sem Gozinaki, um doce tradicional feito de nozes e mel que lembra muito o nosso pé-de-moleque.

Falando de tradições que trazem sorte, na Geórgia, a pessoa mais importante da família é conhecida como Mekvle que significa "aquele que deixa pegadas", sendo o/a primeiro/a a entrar na casa com coração tranquilo, nos primeiros segundos do dia 1! Entra trazendo doces, dizendo: "meus pés deixam pegadas, mas são os passos de um anjo".


Azerbaijão



Uma curiosa árvore de ano novo é montada, similar a árvore de Natal já tradicional em pontos estratégicos das cidades. No Natal, o Shakhta Baba, uma figura similar ao Papai Noel, é um importante elemento de celebração. O Ano Novo é recebido com festa e fogos de artifício e claro, em família. Adornam a mesa, o prato popular chamado pilaf, feito de arroz e ervas e muitas camadas de sabor.


África do Sul



Na África do Sul, uma tradição um tanto bizarra era jogar um móvel velho, varanda abaixo, na virada do ano. Esse costume, muito forte em Johanesburgo, foi proibido, afinal muitas pessoas se machucavam começando o ano, com o pé esquerdo e um galo na cabeça...


E aí, vai importar algumas dessas tradições estrangeiras par ao seu ano novo!?


Nessa data tão especial e que para muitos, a reflexão chega com tudo, deixo a frase de Rosa Luxemburgo que tanto gosto: "os seres humanos não fazem história por vontade própria. Mas mesmo assim, fazem história". Então, em 2023 te desejo força e coragem para que você seja um agente ativo e consciente da sua melhor história.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page