Cuba: um lugar incomum, terra para viver grandes paixões...
Covid-19: vacinas, protocolas e vitórias
Cuba é um país pequeno com parcos recursos, sufocado pelo embargo desde 1960 e por políticas governamentais polêmicas. Mesmo assim, diante da maior pandemia da história, desenvolveu, com recursos próprios, 2 vacinas e ainda manteve a pandemia relativamente controlada, mesmo estando próxima dos Estados Unidos.
Foi, portanto, o único país latino-americano capaz de desenvolver vacinas 100% nacionais fruto da ciência cubana. A Soberana 2 e a Abdala já estão nos braços de muitos cubanos e a imunização avança rapidamente.
Protocolos atuais de entrada
Cuba recebe turistas desde dezembro de 2020, porém, sem deixar de lado a segurança. Exige-se PCR negativo antes do embarque e, na chegada, um novo teste é feito (o valor está incluído no bilhete aéreo).
Também é obrigatório viajar com seguro-viagem com cobertura Covid-19. Não há, porém, restrições específicas referentes a origem do viajante, o que é um alívio para nós brasileiros.
Até sair o resultado do PCR feito na chegada em Cuba, fica-se em quarentena em um hotel de sua escolha, logicamente pago pelo cliente. Por isso recomendamos, nessa fase de reabertura, começar a viagem por Varadero, afinal, sendo os hotéis all inclusive, não há prejuízo na experiência dos viajantes.
A seguir, confira algumas experiências INCRÍVEIS e INCOMUNS que selecionamos para tornar a viagem à Cuba ainda mais especial com o apoio dos serviços da Caribbean Tours, um DMC cubano com DNA suíço que organiza viagens a Cuba e República Dominicana há 21 anos.
Live to ride: para os amantes das Harley-Davidson e liberdade!
Saídas regulares e especiais na alta temporada (entre novembro e março)
Em um programa de 10 dias, saia do básico e percorra, com a famosa Harley-Davidson, do centro ao oeste de Cuba. Nesse programa, a hospedagem é em hotéis e casas particulares de bom padrão, porém, não luxuosas: a ideia é chamar a atenção de clientes aventureiros que, no entanto, não abrem mão do conforto, bom nível de serviço e segurança. Havana, La Bella, já foi a capital das Américas e, claro, não poderia ficar de fora desse itinerário. Ainda há pernoites programadas nas históricas e charmosas Cienfuegos e Trinidad; a revolucionária, Santa Clara, além de Viñales e seus verdes vales, fechando com Varadero.
Humidores, fábricas de charuto e Vale de Viñales: para os amantes do tabaco
Quem ama charuto encontra diversos pontos importantes a serem visitados na ilha para dar vazão a esse amor, afinal tabaco e Cuba fazem um casamento insolúvel, uma das tradições mais antigas da ilha.
Você sabia, por exemplo, que na cesta básica gratuita do governo, os charutos estão incluídos?
Pensando nesse amor e no número de brasileiros apaixonados pelos habanos cubanos, a Caribbean Tours e a DUO Network desenvolveram, nessa pandemia, um programa bastante completo pelos principais pontos da ilha chamado “Viva Cuba” que inclui uma imersão na cultura do tabaco tão proeminente e que sobrevive há séculos no mundo.
O programa privativo inclui visita a fábrica artesanal de humidores – a mesma que produzia os de personalidades como John Kennedy e Wiston Churchill; almoço com uma família cubana em uma finca produtora de tabaco no Vale de Viñales e uma degustação de charutos e rum – uma combinação incrível de aromas, em um rooftop de frente para o Malecón, tendo o Oceano Atlântico por testemunha, num belo pôr do sol...