top of page

Viaje nos passos do Buda


Siddhartha Gautama era um príncipe que, desde a sua concepção, teve uma origem mística. Uma das versões associadas ao seu nascimento conta que ele foi concebido devido a um ritual feito já que sua mãe, uma rainha, não conseguia conceber pelas vias normais. Naquela mesma noite, após o ritual, ela teve um sonho auspicioso: um elefante entrara em seu ventre e a engravidara.


Seguindo a tradição hindu, ao ir à casa de sua mãe para dar a luz, a rainha acabou parindo Buda no meio do caminho em um belo jardim. Ao nascer, o bebê já deu alguns alguns passos: onde seus pés tocavam, brotavam flores de lótus, reforçando sua origem mágica.


Ainda bem pequeno, Sidarta ficou órfão de mãe, e seu pai decidiu criá-lo longe de todos os males, em uma redoma, não permitindo que saísse do castelo que um dia herdaria como soberano. Esse censo de proteção do rei em relação ao seu único filho, aumentou quando, ainda criança, um sacerdote, ao vê-lo, caiu em prantos. Ao ser questionado o motivo pelo rei, o sacerdote confidenciou que seu filho estava predestinado a ser o próximo Buda. Sim, acredita-se que a divindade Buda, reencarne de tempos em tempos. Inclusive, uma ala budista, crê que Jesus Cristo foi uma das reencarnações de Buda e, ao ressuscitar, foi para a Índia onde morou até a sua morte derradeira.

Sidarta cresce, portanto, superprotegido das dores do mundo e, já casado, adulto e pai, próximo a assumir o reino, sai de seu palácio para vivenciar a "vida como ela é". Tão logo, depara-se com um homem idoso, um doente, além de ver uma cremação. Então, ao presenciar, pela primeira vez, as três fases finais da vida, sai em busca de autoconhecimento floresta adentro, devido ao desespero que o assolou por pensar que um dia perderia as pessoas que tanto amava.


Em homenagem a saga religiosa, filosófica e histórica do Buda, em busca da iluminação e despreendimento das dores terrenas, a SITA decidiu montar esse roteiro super inspirador, onde, o viajante embarca em busca de seu autoconhecimento! Confira!


 

O roteiro tem 12 dias e inclui partes do Nepal, terra Natal de Sidarta e, claro, a Índia. É indicado para religiosos ou curiosos de uma das personalidades religiosas mas famosas e pacíficas que já existiu: Buda. Ele teria dito aos seus seguidores que deveriam peregrinar nos seguintes lugares:

  • Lugar onde ele nasceu: Lumbini (Nepal)

  • Lugar onde ele se iluminou pela primeira vez: Bodhgaya (Índia)

  • Lugar onde ele deu seu primeiro sermão: Sarnath (Varanasi, Índia)

  • Lugar onde ele atingiu o Nirvana, partindo desse mundo: Kushinagar (Índia)


Outros lugares relacionados com a vida do Buda também se tornaram lugares de peregrinação: SRAVASTI, RAJGIR, VAISHALI e SANKASYA (ou SANKISA). Portanto, ao todo, temos 8 lugares de peregrinação coletivamente conhecidos como Astamahapratiharya.




Lumbini: onde Buda nasceu

Na fronteira com a Índia, Lumbinni é uma pequena cidade com apenas 26 km. Na área ao redor do Templo Mayadevi há um lugar internacional de peregrinação. Também, encontramos o Pilar de Ashoka, com inscrições em Brâmane. As estruturas remontam ao século III a.C. Essa área de peregrinação tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO.

Nesses lugares existem restos mortais dos seguidores de Buda.

Visitaremos também: a parte nova do vilarejo de Lumbini, a zona do monastério e o jardim sagrado, na parte sul.



Bodhgaya: aqui, Sidarta torna-se Buda depois de iluminar-se!

Após 40 dias jejuando prostrado e meditando em pose de flor de lótus, Buda despe-se dos apegos materiais e sentimentais e atinge um pleno entendimento de todas as coisas. Bodhgaya é uma pequena cidade histórica no estado de Bihar que também tem santuários hindus e jainistas. Está a 250 km, a leste de Varanasi. A cidade é o lar espiritual de todos os budistas. Uma calma penetrante envolve a cidade e monges estão por todas as partes.


Os lugares mais importantes para serem vistos em Bodhgaya são: o Complexo de Templos de Mahabodhi, a estupa de Sujata Garh, a estátua gigante de Buda, além de diversos monastérios construídos pela organização budista.



Sarnath (Varanasi): onde Buda deu seu primeiro sermão após sua iluminação.

Considerada a cidade mais antiga da Índia e uma das mais antigas do mundo, Varanasi transborda espiritualidade. Ali, Buda deu seu primeiro sermão aos seus seguidores, rodeado por animais em Sarnath - um lindo complexo, com belos jardins. Infelizmente, a invasão islâmica de 1194 destruiu muitos monumentos relacionados a Buda que praticamente despareceram no conflito. Visitaremos Sarnath, um museu em homenagem ao Buda, uma estupa de 34 metros de altura, chamada Dhamek Stupa, onde ele deu o primeiro sermão e ali os seus ascéticos seguiram estudando, tornando seus discípulos. Há ainda as ruínas de Dharmarajika, local em que se diz que estão os restos mortais de Buda. Ainda podemos ver o Pilar Ashoka, o Mulagandharkuti Vihara, do século VII, o centro de pesquisa arqueológica (ASI) de Sarnath entre outros lugares interessantes para visitação.



Kushinagar: o lugar onde Buda deixa sua existência terrena

Hoje, Kushinagar é uma cidade no estado de Uttar Pradesh - a maior e mais próxima é Gorakhpur, localizada a 55 Km. Monges budistas abandonaram a cidade por volta de 1200, devido a invasão árabe. Os principais monumentos são: a Nirvana Stupa, Matha Kuar Srine e a Stupa Ramabhar.






Quer conhecer os detalhes desse roteiro especial contendo os 8 pontos de peregrinação mais importantes para os budistas? Confira esse vídeo https://vimeo.com/357991958 e:


Entre em contato com a gente!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page