top of page

Nos trilhos com os destinos da DUO




Fazer uma viagem de trem pode ter um ar nostálgico. Abrir a janela, sentir o ar fresco, a brisa, ver a vida passar lá fora...


Viajar de trem, muitas vezes, é voltar ao passado. Você até pode se sentir parte da realeza viajando em vagões de luxo ou fazendo parte da comunidade local, por algumas horas do dia, tomando trens que estão na rotina dos moradores de um determinado destino.


O trem pode encurtar distâncias, pois é capaz de atravessar montanhas ou até ser uma espécie de portal, nos enviando para outros tempos, tornando-se em si o atrativo principal de um roteiro.





The Maharajas Express Train

ÍNDIA

Uma viagem ao passado

Opções de trens de luxo são uma forma de viagem pela Índia. Em um país gigantesco, esse meio de transporte liga às diversas partes do país. Há, claro, rotas turísticas nas quais a viagem de trem em si torna-se a cereja do bolo. Há muitas companhias, entre elas, destacamos, o “The Maharaja Express Train”, em programas com duração de 4 a 8 dias, ou seja, é a escolha ideal na medida do seu sonho.

A rota mais curta é do roteiro “Tesouros da Índia”, passando por Deli, Agra, além do Parque Nacional de Ranthambore. O programa de 7 dias pode ir até Varanasi, além dos templos eróticos hindus de Khajuraho ou até mesmo passar por Mumbai.



Deli até Agra de trem!

Há alguns anos a Gatimaan Express inaugurou a primeira rota de semi-alta velocidade de toda a Índia entre Deli e Agra. São somente 265 min. para cobrir mais de 400 km de trajeto com uma velocidade média de 91km/h.


Gatimaan Express

O trem sai todos os dias da estação de Deli, às 8h10 da manhã, chegando às 9h50, em Agra. Há uma classe executiva que é a recomendada para os turistas, com Wi-Fi e um lanche a bordo. Consideramos o trem uma boa opção para quem tem pouco tempo para conhecer a Índia e não pode, por exemplo, dormir em Agra, desejando regressar a Delhi no mesmo dia após visitar o Taj Mahal, por exemplo. O Gatimaan Express é considerado um trem caro para os padrões do indiano, então não é comumente usado pela população em geral. Mesmo assim, é interessante do ponto de vista cultural.




CUBA

O trem de chocolate cubano


Fundada em 1916 (pré-revolução em Cuba), pelo milionário norte-americano Milton S. Hershey que acabou comprando plantações de cana-de-açúcar e construiu uma usina para que o açúcar fosse ali produzido e alimentasse suas fábricas de chocolate, na Pensilvânia (EUA). Essa vila possui casas no estilo daquelas encontradas na década de 1910, dos subúrbios estadunidenses. A empresa Hershey era dona de tudo no vilarejo, inclusive da estrada de ferro que liga Havana a este local. Esse trem é o único elétrico que resta na ilha e é um dos símbolos da época em que Cuba era controlada pelos Estados Unidos.




SRI LANKA

9 arcos, cultura e paisagens estonteantes

Conhecida por muitos com uma das viagens de trens mais belas do mundo, o trajeto entre Ella e Kandy é bastante popular e está em praticamente todos os itinerários de viagens no Sri Lanka: um dos países em maior ascendência turística na Ásia.


O percurso de quase 200 km cruza lindas paisagens, corta montanhas, passa por plantações de chá e vilarejos esquecidos. Tem vagões da primeira classe, mas geralmente são reservados os assentos da segunda, pois nela é possível abrir as janelas, tirar melhores fotos e sentir a brisa. Já na primeira classe, por ter ar-condicionado, isso não é possível.


A viagem dura em média 6 horas. A passagem, mesmo na segunda classe, é muito barata (em torno de USD 2, somente), pois o trem é o meio de transporte da própria população, logo, não é de luxo. Sem dúvida, quando o trem passa pela Ponte dos 9 arcos, construída em 1921, é um dos momentos mais belos, sendo o auge do roteiro.


Em março de 2022 o Sri Lanka abre um novo capítulo no quesito trem aos inaugurar a rota The Ella Odissey - de Kandy para Ella, com assentos mais confortáveis, além de toaletes mais preparados e amplos e serviço de concierge para carregar malas. O trem faz 9 paradas durante o percurso, nos principais pontos do trajeto - logo, perfeito para apreciar as belas paisagens e tirar algumas fotos estonteantes. O trem parte de Kandy às 7 da manhã e chegada em Ella às 14h45, as paradas duram de 2 a 10 minutos.




Você quer saber mais sobre os roteiros que permitem viagens de trem? Fale com a gente: info@duonetwork.com.br

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page