Reclusão na Índia: sintonize-se


A Índia é conhecida, por muitos, pelo caos e intensidade desnorteante, afinal possui uma das maiores populações do mundo com mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas em um território bem menor do que o Brasil. Estamos na 5a posição no ranking dos países com maior extensão territorial, com mais de 8 mil quilômetros quadrados; já o país asiático ocupa a 7a posição com pouco mais de 3 mil quilômetros quadrados.


Grande parte das suas terras são tomadas por florestas, montanhas e desertos. Um viajante que deseja fazer uma viagem à Índia, sobretudo aos lugares tradicionais, sente na pele a alta densidade demográfica, principalmente nos grandes e congestionados centros urbanos como Deli e Mumbai. Mas, a Índia com sua espiritualidade, história e cultura construídas ao longo de 5 milênios é cheia de contrastes e possibilidades para quem deseja reclusão e relaxamento: há várias "Índias" dentro desse país que é um dos mais exóticos e complexos do mundo. Entender a Índia requer mente e corações abertos. Ainda sim, pode ser que uma vida inteira não seja suficiente.


Reduzir suas possibilidades de viagens a roteiros massificados é um grande erro, ainda mais nesse momento que todos nós buscamos privacidade, segurança e bem-estar.


Nesse artigo, vamos propor uma viagem pelo lado mais exclusivo desse incrível e multifacetado país. Uma viagem de reconexão, na qual o ritmo mais lento respeita os ciclos da natureza. Também, traremos diversas possibilidades de encontrar povos isolados e observar outros modos de vida mais conectados com o presente, vidas e povos menos ansiosos e mais felizes com a simplicidade dos seus entornos.


Vem com a gente viajar em 10 experiências e lugares que tem tudo a ver com esse movimento!



1. Hospede-se em um Forte: Fort Bishangarh

Dormir em um forte nos traz privacidade, proteção e reclusão. Esse forte é o único no país convertido em hotel. Aos seus pés, há um vilarejo como tantos outros na Índia, onde a vida rural impera no ciclo lento relacionado às plantações. O hotel emerge como um verdadeiro oásis em uma estrutura perfeitamente renovada com toques modernos e muito conforto. Aqui, cada quarto tem uma configuração única, respeitando os traços de sua construção centenária. Há acomodações familiares, inclusive, e e o SPA tem vistas para o vale e colinas. Se pode ainda fazer um piquenique nos arredores e sobrevoar em um balão, os campos agrícolas e suas verdes paisagens rurais.

Sugestão de Roteiro SITA: Casamento indiano Triângulo Dourado & Bishangarh 11 dias





2. Assista ao Festival Namkhan em vilarejos isolados nas montanhas

A 4.350 metros de altura no frio deserto de Spiti, vivencie esse festival milenar. Nele, o principal objetivo é agradecer aos deuses pelas colheitas. A cerimônia ocorre com uma marcha em cavalos, passando pelos locais e 5 mosteiros, cujo interior somente pode ser visitado por monges que atingiram o estágio de iluminação. Também, podemos visitar a um auspicioso lugar onde existe iaques (animais similares aos búfalos, bastante peludos que vivem somente na região dos Himalaias). Ainda, observe a dança folk tradicional e converse com o "Nono", uma espécie de fazendeiro espiritual e líder religioso do lugar.

Roteiro sob medida, Festival tem data móvel



3. Ladakh: a pequena Tibete indiana

Ainda no extremo norte do país, próximo a polêmica e belíssima região da Caxemira, veja vilarejos aninhados nas montanhas do Himalaia, com belos lagos verdes azulados formados com água pura do degelo. Visite essa região no verão – entre maio e outubro – para fazer caminhadas e entrar em templos budistas bastante similares a atmosfera do Tibete. Sinta a paz autêntica do lugar. Se for viajar no inverno – novembro a abril – faça trekkings seguindo o rastro do leopardo-das-neves, felino que vive somente nos Himalaias e no inverno foge das altas altitudes para caçar, e hospede-se em rústicos e confortáveis paradores.

Sugestão de Roteiros SITA: Ladakh, pequena Tibete 9 dias

Trekking em busca do leopardo-das-neves 7 dias



4. Shimla: as 7 colinas do norte

Também no norte, em Himachal Pradesh, Shimla é conhecida pelos amantes de atividades ao ar livre e para quem quer conhecer os vestígios da colonização britânica já que Shimla foi capital de verão dos ingleses que subiam para as montanhas em busca de ares mais frescos e temperaturas mais amenas. Aqui, vislumbre inúmeros vilarejos de centenas de anos atrás, como se o tempo houvesse parado de modo quase místico...

Sugestão de Roteiro SITA: Aos pés do Himalaia 13 dias



5. Dharamshala: refúgio do Dalai Lama na Índia

Na década de 1940 o jovem líder político e espiritual Dalai teve que ir até a Índia, fugindo da ocupação chinesa do Tibete e pousou nessa bela região, nunca mais regressando ao seu país. Com ele, diversos tibetanos vieram e ali formaram um povoado com vários templos onde o budismo tibetano triunfa entre montanhas e a radiante natureza. Aqui, faça trekkings de diferentes níveis, visite templos, passeie de trem em Kangra Vale, interaja com monges tibetanos, vá até a casa de Dalai Lama e, se tiver sorte, encontre com esse líder espiritual de fama mundial e ouça suas sábias palavras.

Sugestão de Roteiro SITA: Aos pés do Himalaia 13 dias



6. Ayurveda no Sul da Índia

Inspirada na milenar medicina chinesa, a ayurveda vem se tornando popular também no ocidente e tem tudo para ganhar ainda maior repercussão pós Covid. Em sânscrito, ayurveda significa "ciência da vida". Estima-se que esse filão médico tenha mais de 7 mil anos. Para essa medicina e prática com base filosófica todas as pessoas têm 3 doshas: Pitta, Vata e Kapha. Esses elementos são ligados à digestão. Para quem busca uma limpeza do organismo recomenda-se alojar-se por semanas em retiros ayurvédicos. Mas, é possível, claro, experimentar esse novo estilo em roteiros mais curtos.

Sugestão de Roteiro SITA: Kerala, corpo mente e alma 12 dias




7. Conheça as mulheres da Tribo Bonda

Isoladas nas montanhas no Sudoeste de Odisha, essa tribo está a ponto de ser extinta, porém, apesar de toda a pressão dos tempos atuais, continuam mantendo suas tradições vivas. Nessa sociedade, as mulheres têm uma posição de privilégio: aqui, o matriarcado está em todas as decisões sendo que as mulheres, inclusive, casam com homens mais jovens (geralmente 5 a 10 anos a menos), cuidando dos maridos enquanto eles crescem e, depois, sendo cuidadas por eles em suas velhices.

Sugestão de Roteiro SITA: Rumo ao sul pelo sudeste indiano 15 dias




8. Povos nativos no nordeste da Índia

Saia de Calcutá e visite o extremo nordeste da Índia passando por lugares totalmente fora dos roteiros tradicionais massificados, como Dibrugargh, Pasighat, Majuli e Kohima! Entre março e abril participe do Festival Mopin (celebração das colheitas da tribo Galo). Entre abril e novembro entenda o processo de produção de chá, fábricas artesanais dentre outras atividades.

Sugestão de Roteiro SITA: Indígenas do Nordeste 15 dias




9. Goa: yoga, cachoeiras, praias e tribos nas florestas

Já descoberta pelos europeus, Goa é conhecida como a Roma do leste, devido a colonização portuguesa do passado com suas inúmeras igrejas católicas e fortes. Aqui, o turismo segue o ritmo da meditação e yoga. Tem, também, diversos retiros e hotéis refúgios, além de cachoeiras, belas praias e possibilidade de se conhecer a tribo Rathawa que vive em colinas e florestas isoladas. Segundo a tradição, eles vieram da região de Madhya Pradesh há centenas de anos.

Sugestão de Roteiro SITA: Clássica Gujarat 18 dias



10. Chhauni Kalan: yoga e mãe terra

Equilibre-se novamente, volte ao seu eixo – de outubro a meados de dezembro e entre fevereiro e abril a SITA recomenda que pequenos grupos de até 18 visitantes venham para Chhauni Kalan e se hospedem em tendas. De Deli, voe para Amristar a cidade sagrada dos sikhs, no noroeste indiano. Aqui, hospede-se em um retiro de yoga Chhauni Kalan e usufrua de um autêntico mentor da melhor e mais autêntica prática de yoga.

Sugestão de Roteiro SITA: O ciclo da vida, mãe terra e yoga 9 dias


Quer saber mais sobre esse roteiros? Fale com a gente: info@duonetwork.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Grey Facebook Icon

DUO Network 

     +55 11 98106-6846

  • Grey Instagram Icon

@duonetwork

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Copyright © 2018 DUO Network - Todos os direitos reservados