Reclusão na Índia: sintonize-se
A Índia é conhecida, por muitos, pelo caos e intensidade desnorteante, afinal possui uma das maiores populações do mundo com mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas em um território bem menor do que o Brasil. Estamos na 5a posição no ranking dos países com maior extensão territorial, com mais de 8 mil quilômetros quadrados; já o país asiático ocupa a 7a posição com pouco mais de 3 mil quilômetros quadrados.
Grande parte das suas terras são tomadas por florestas, montanhas e desertos. Um viajante que deseja fazer uma viagem à Índia, sobretudo aos lugares tradicionais, sente na pele a alta densidade demográfica, principalmente nos grandes e congestionados centros urbanos como Deli e Mumbai. Mas, a Índia com sua espiritualidade, história e cultura construídas ao longo de 5 milênios é cheia de contrastes e possibilidades para quem deseja reclusão e relaxamento: há várias "Índias" dentro desse país que é um dos mais exóticos e complexos do mundo. Entender a Índia requer mente e corações abertos. Ainda sim, pode ser que uma vida inteira não seja suficiente.
Reduzir suas possibilidades de viagens a roteiros massificados é um grande erro, ainda mais nesse momento que todos nós buscamos privacidade, segurança e bem-estar.
Nesse artigo, vamos propor uma viagem pelo lado mais exclusivo desse incrível e multifacetado país. Uma viagem de reconexão, na qual o ritmo mais lento respeita os ciclos da natureza. Também, traremos diversas possibilidades de encontrar povos isolados e observar outros modos de vida mais conectados com o presente, vidas e povos menos ansiosos e mais felizes com a simplicidade dos seus entornos.
Vem com a gente viajar em 10 experiências e lugares que tem tudo a ver com esse movimento!
1. Hospede-se em um Forte: Fort Bishangarh
Dormir em um forte nos traz privacidade, proteção e reclusão. Esse forte é o único no país convertido em hotel. Aos seus pés, há um vilarejo como tantos outros na Índia, onde a vida rural impera no ciclo lento relacionado às plantações. O hotel emerge como um verdadeiro oásis em uma estrutura perfeitamente renovada com toques modernos e muito conforto. Aqui, cada quarto tem uma configuração única, respeitando os traços de sua construção centenária. Há acomodações familiares, inclusive, e e o SPA tem vistas para o vale e colinas. Se pode ainda fazer um piquenique nos arredores e sobrevoar em um balão, os campos agrícolas e suas verdes paisagens rurais.
Sugestão de Roteiro SITA: Casamento indiano Triângulo Dourado & Bishangarh – 11 dias
2. Assista ao Festival Namkhan em vilarejos isolados nas montanhas
A 4.350 metros de altura no frio deserto de Spiti, vivencie esse festival milenar. Nele, o principal objetivo é agradecer aos deuses pelas colheitas. A cerimônia ocorre com uma marcha em cavalos, passando pelos locais e 5 mosteiros, cujo interior somente pode ser visitado por monges que atingiram o estágio de iluminação. Também, podemos visitar a um auspicioso lugar onde existe iaques (animais similares aos búfalos, bastante peludos que vivem somente na região dos Himalaias). Ainda, observe a dança folk tradicional e converse com o "Nono", uma espécie de fazendeiro espiritual e líder religioso do lugar.
Roteiro sob medida, Festival tem data móvel